Pela saúde da nação: o pensamento médico sobre a epilepsia e a construção da ordem no Brasil / For the health of the nation: the medical thought about the epilepsy and the construction of the order in Brasil
In. Almeida, Marta de; Vergara, Moema de Rezende. Ciência, história e historiografia. São Paulo, Via Lettera, 2008. p.81-100, ilus.
Monografia
em Português
| LILACS
| ID: lil-520540
Biblioteca responsável:
BR1273.1
Localização: BR1273.1; 509, A447c
RESUMO
Esboça algumas reflexões sobre o pensamento médico no Brasil, tendo como referência como esses profissionais da ciência enfrentaram aquela que foi a primeira doença a ser nominada perfeitamente descrita em suas manifestações dramáticas e inconfundíveis a epilepsia. O nome da doença deriva do grego e significa ser 'ser apanhado de surpresa' e a descrição detalhada das crises data nada menos que de Hipócrates, mas sua etiologia e os processos neurológicos implicados em sua manifestações eram totalmente desconhecidos até que as descobertas de Camilo Golgi e Santiago Ramón y Cajal, em finais do século XIX, abrissem caminho para a identificação de uma estrutura anatômica até então ignorada, o neurônio, e para a investigação do funcionamento da rede neuronal. São, justamente, as particularidades da epilepsia e de sua peculiar situação no campo da história da medicina que tornam seu estudo relevante, tanto para um estudo de história social da ciência como para reflexão sobre a ciência e os cientistas na construção da ordem no Estado Imperial brasileiro e em sua reconstrução com a institucionalização da República.
Buscar no Google
Coleções:
Bases de dados internacionais
Base de dados:
LILACS
Assunto principal:
Médicos
/
Epilepsia
/
História da Medicina
País/Região como assunto:
América do Sul
/
Brasil
Idioma:
Português
Ano de publicação:
2008
Tipo de documento:
Monografia
Instituição/País de afiliação:
Pontíficia Universidade Católica do Rio de Janeiro/BR