Your browser doesn't support javascript.
loading
Análise acústica da voz traqueoesofágica com períodos distintos de uso de prótese / Analysis of acoustic parameters with different times of use tacheoesophageal prosthesis
Lucena Chahade, Mahina Talita; Mamede, Rui; de Souza, Luiz; Neto Ricz, Lilian; Alves Ricz, Hilton Marcos.
Afiliação
  • Lucena Chahade, Mahina Talita; Aluna do 4º ano do Curso de Fonoaudiologia da FMRP-USP. Estagiária.
  • Mamede, Rui; Professor Titular. Docente.
  • de Souza, Luiz; Professor Doutor. Estatístico da FMRP-USP.
  • Neto Ricz, Lilian; Professor Doutor. Docente da Fonoaudiologia da FMRP-USP.
  • Alves Ricz, Hilton Marcos; Professor Doutor. Chefe da Divisão de Cirurgia de Cabeça e Pescoço do Departamento de Oftalmologia Otorrinolaringologia e Cirurgia de Cabeça e Pescoço da FMRP-USP.
Artigo em Português | LILACS-Express | LILACS | ID: lil-621049
Biblioteca responsável: BR1.1
RESUMO

Introdução:

É possível que o desgaste da prótese vocal eimpregnação por crostas ou debris possam afetar para menoro padrão vocal em pacientes reabilitados após laringectomiatotal, porém, a presença de vibração mais regular no segmentofaringoesofágico com o uso poderia afetá-lo para maior.

Objetivo:

Analisar a correlação entre tempo de uso da prótesetraqueoesofágica (PTE) e parâmetros vocais e compará-los emgrupos com tempos de uso distintos da mesma PTE (maiores emenores que 10 meses).

Método:

O programa Advanced MDVPdo laboratório vocal Kay Pentax, modelo CSL 4500, analisoua vocal sustentada /a/ de pacientes portando PTE. Foramcomparados dois grupos de indivíduos reabilitados com prótesevocal, conforme o tempo de uso. Para a análise estatística utilizouseo coeficiente de correlação de Spearman e para a comparaçãoentre os grupos, o teste de Wilcoxon.

Resultados:

Doze pacientesforam estudados, nove masculinos e três femininos com f0 médiassemelhantes e com Jitter, Shimmer and NHR maiores nos gruposiniciais. Não houve diferença significante nos grupos com menose com mais de 10 meses de uso.

Conclusão:

O tempo de usoda PTE parece não interferir nos valores de parâmetros vocais.No entanto, os achados sinalizam que pacientes com prótese pormais de 10 meses apresentam Jitter, Shimmer e NHR menores.

Buscar no Google
Coleções: Bases de dados internacionais Base de dados: LILACS Tipo de estudo: Estudo prognóstico Idioma: Português Revista: Rev. bras. cir. cabeça pescoço Ano de publicação: 2011 Tipo de documento: Artigo
Buscar no Google
Coleções: Bases de dados internacionais Base de dados: LILACS Tipo de estudo: Estudo prognóstico Idioma: Português Revista: Rev. bras. cir. cabeça pescoço Ano de publicação: 2011 Tipo de documento: Artigo
...