Your browser doesn't support javascript.
loading
Papilomavírus humano como fator de risco para o carcinoma bucal e de orofaringe / Human papillomavirus as a risk factor for oral and oropharyngeal carcinoma
Carvalho de Melo, Allan Ulisses; Ferreira Ribeiro, Cyntia; de Santana Santos, Thiago; Cavalcanti de Albuquerque Júnior, Ricardo Luiz; Caló de Aquino Xavier, Flávia; Pedreira Ramalho, Luciana Maria.
Afiliação
  • Carvalho de Melo, Allan Ulisses; Doutor em Estomatologia. Professor Titular da Universidade Tiradentes.
  • Ferreira Ribeiro, Cyntia; Mestre em Odontologia. Programa de Pós-Graduação em Odontologia (Doutorado), Universidade de Taubaté (UNTIAU/SP), Brasil..
  • de Santana Santos, Thiago; Mestre em CTBMF. Programa de Pós-Graduação em Odontologia (Doutorado), Universidade de São Paulo (FOR/USP), Brasil..
  • Cavalcanti de Albuquerque Júnior, Ricardo Luiz; Doutor em Patologia Bucal. Professor Doutor Titular da Disciplina de Patologia Oral e Maxilofacial da Universidade Tiradentes (UNIT/SE), Brasil..
  • Caló de Aquino Xavier, Flávia; Pós-Doutora em Patologia Bucal. Professora Doutora Adjunta da Disciplina de Patologia Oral e Maxilofacial da Universidade Federal da Bahia..
  • Pedreira Ramalho, Luciana Maria; Doutora em Estomatologia. Professora Doutora Adjunta da Disciplina de Patologia Oral e Maxilofacial da Universidade Federal da Bahia (UFBA), Brasil..
Rev. bras. cir. cabeça pescoço ; 41(4)out.-dez. 2012.
Artigo em Português | LILACS-Express | LILACS | ID: lil-658434
Biblioteca responsável: BR1.1
RESUMO

Introdução:

Atualmente é bem aceito o papel de agentesinfecciosos como importantes fatores de risco para algumasneoplasias malignas. Na década de 1980, foi demonstrada aprimeira evidência do papilomavirus humano (HPV) como fator derisco para o CEC de boca. Desde então, centenas de pesquisasjá foram publicadas sobre esse assunto.

Objetivo:

O objetivodeste artigo foi, através de uma revisão da literatura, analisar asevidências científicas a respeito do HPV como fator de risco parao carcinoma bucal e de orofaringe.

Método:

O HPV é o principalagente infeccioso envolvido na patogênese do CEC bucal e deorofaringe, sendo o subtipo 16 o mais frequentemente encontrado.A partir desta revisão da literatura, fundamentada principalmenteem revisões sistemáticas e meta-análises.

Conclusão:

O HPV éum fator de risco independente para carcinomas espinocelularesde boca e orofaringe, principalmente o de tonsilas.

Buscar no Google
Coleções: Bases de dados internacionais Base de dados: LILACS Tipo de estudo: Estudo de etiologia / Fatores de risco Idioma: Português Revista: Rev. bras. cir. cabeça pescoço Ano de publicação: 2012 Tipo de documento: Artigo
Buscar no Google
Coleções: Bases de dados internacionais Base de dados: LILACS Tipo de estudo: Estudo de etiologia / Fatores de risco Idioma: Português Revista: Rev. bras. cir. cabeça pescoço Ano de publicação: 2012 Tipo de documento: Artigo
...