Your browser doesn't support javascript.
loading
Retalhos miocutâneos para reconstrução em cirurgia de cabeça e pescoço: Experiência da UNICAMP / Myocutaneous flaps for reconstruction in head and neck surgery: UNICAMP experience
Girardi Cutovoi, Julia; Santos Martins, Antonio; Tincani, Alfio José; Guimarães Aguiar, Camila; Casarim, André; Del Negro, André.
Afiliação
  • Girardi Cutovoi, Julia; Residente de Cirurgia Geral..
  • Santos Martins, Antonio; Professor Doutor. Professor Doutor, Chefe da Disciplina de CCP ? UNICAMP..
  • Tincani, Alfio José; Professor Doutor. Professor associado da disciplina de CCP ? UNICAMP..
  • Guimarães Aguiar, Camila; Cirurgiã CCP. Ex-residente da disciplina de CCP ? UNICAMP..
  • Casarim, André; Médico Assistente..
  • Del Negro, André; Médico Doutor. Médico Assistente Doutor..
Artigo em Português | LILACS-Express | LILACS | ID: lil-671029
Biblioteca responsável: BR1.1
RESUMO

Introdução:

Retalhos miocutâneos pediculados sãoreconhecidos como importante método para reconstrução emcirurgia de cabeça e pescoço. São amplamente utilizados apósressecções oncológicas extensas que resultam em grandesdefeitos cirúrgicos. Apesar de atualmente os retalhos livresrealizados com técnicas microvasculares serem largamenteutilizados e considerados a melhor opção em grandes centros, ouso de retalhos pediculados é técnica frequentemente empregadaem muitos serviços.

Objetivo:

Avaliar a taxa de sucesso e ascomplicações encontradas com o uso de retalhos miocutâneospediculados em pacientes submetidos a ablações cirúrgicasoncológicas extensas no serviço de Cirurgia de Cabeça e Pescoçoda UNICAMP.

Método:

Entre fevereiro de 1990 e janeiro de 2010,foram avaliados retrospectivamente os dados de 138 pacientessubmetidos à ressecção oncológica em cabeça e pescoço, o tipode retalho utilizado para reconstrução, a taxa de sucesso e ascomplicações observadas.

Resultados:

A taxa global de sucessofoi de 92,7%. Para o retalho de músculo peitoral maior a taxa desucesso foi de 93,6%; para o retalho infra-hioideo, 85,9%; parao retalho de grande dorsal, 100%.

Conclusão:

Os resultadosencontrados fundamentam o uso dos retalhos miocutâneospediculados na cirurgia de reconstrução em cabeça e pescoço,pois apresentam altas taxas de sucesso e podem ser realizadosem centros que não disponham de equipe especializada emcirurgia microvascular.

Buscar no Google
Coleções: Bases de dados internacionais Base de dados: LILACS Idioma: Português Revista: Rev. bras. cir. cabeça pescoço Ano de publicação: 2013 Tipo de documento: Artigo
Buscar no Google
Coleções: Bases de dados internacionais Base de dados: LILACS Idioma: Português Revista: Rev. bras. cir. cabeça pescoço Ano de publicação: 2013 Tipo de documento: Artigo
...