Your browser doesn't support javascript.
loading
O desenvolvimento da compreensão holística do jogo por meio da criação do jogo / The development of games literacy with student-designed games intervention / El desarrollo de la comprensión holística mediante la creación de juego
André, Mauro Henrique; Hastie, Peter; Araújo, Rui Flores.
Afiliação
  • André, Mauro Henrique; Illinois State University. School of Kinesiology and Recreation. Normal. US
  • Hastie, Peter; Illinois State University. School of Kinesiology and Recreation. Normal. US
  • Araújo, Rui Flores; Illinois State University. School of Kinesiology and Recreation. Normal. US
Rev. bras. ciênc. esporte ; 37(4): 323-332, out.-dez. 2015. graf
Article em Pt | LILACS | ID: lil-770397
Biblioteca responsável: BR1.1
RESUMO
Resumo O estudo examinou a compreensão holística do jogo (compreensão de regras, valores, distinção entre boas e más práticas) aprendida por alunos do ensino fundamental após uma intervenção de criação de jogos de alvo. A intervenção foi dividida em cinco momentos introdução aos jogos de alvo, ensinar jogos a outros alunos, criar novos jogos, ensinar seus próprios jogos e praticá-los. A coleta de dados incluiu observações, questionários e entrevistas, que foram analisados por meio de uma triangulação. Concluiu-se que os alunos foram capazes de valorizar as regras dos jogos criados, mas tiveram dificuldade na apresentação dos jogos, uma tarefa normalmente atribuída ao professor.
ABSTRACT
Abstract The study examined the games literacy (understanding rules, games values, distinction between good and bad practices) learned by elementary school students after a student-designed games intervention with target games. The intervention was divided into four stages target games introduction, teaching games to other students, creating new games, teaching their own games. Data collection included observations, questionnaires and interviews, which were analyzed by a triangulation. It was concluded that students were able to appreciate the rules of the games created, but had difficulty in presenting the game, a task normally assigned to the teacher.
RESUMEN
Resumen El estudio examinó el nivel de comprensión holística (entender las reglas, figuras del deporte, la distinción entre buenas y malas prácticas deportivas) aprendidas por alumnos de primaria después de una intervención para crear juegos de diana móvil. La intervención se divide en cuatro etapas introducción a los juegos de diana, enseñanza de juegos a otros estudiantes, crear nuevos juegos, enseñar sus propios juegos. La recolección de datos incluyó observaciones, cuestionarios y entrevistas, que fueron analizados mediante una triangulación. Se concluyó que los estudiantes pudieron aprender las reglas de los juegos creados, pero tuvieron dificultades en la presentación del juego, una tarea normalmente asignada a la maestra.
Palavras-chave

Texto completo: 1 Coleções: 01-internacional Base de dados: LILACS Idioma: Pt Revista: Rev. bras. ciênc. esporte Assunto da revista: EDUCACAO FISICA / MEDICINA ESPORTIVA / MEDICINA FISICA E REABILITACAO Ano de publicação: 2015 Tipo de documento: Article País de afiliação: Estados Unidos País de publicação: Brasil

Texto completo: 1 Coleções: 01-internacional Base de dados: LILACS Idioma: Pt Revista: Rev. bras. ciênc. esporte Assunto da revista: EDUCACAO FISICA / MEDICINA ESPORTIVA / MEDICINA FISICA E REABILITACAO Ano de publicação: 2015 Tipo de documento: Article País de afiliação: Estados Unidos País de publicação: Brasil