Your browser doesn't support javascript.
loading
The influence of education on performance of adults on the Clock Drawing Test.
de Noronha, Ísis Franci Cavalcanti; Barreto, Simone Dos Santos; Ortiz, Karin Zazo.
Afiliação
  • de Noronha ÍFC; Speech and Language Therapist. Universidade Federal de São Paulo.
  • Barreto SDS; Adjoined Professor. Department of Specific Training in Speech, Language and Hearing Sciences - Universidade Federal Fluminense, RJ, Brazil.
  • Ortiz KZ; Associate Professor. Department of Speech, Language and Hearing Sciences - Universidade Federal de São Paulo.
Dement Neuropsychol ; 12(1): 61-67, 2018.
Article em En | MEDLINE | ID: mdl-29682235
RESUMO
O Teste do Desenho do Relógio (TDR) é um instrumento importante para rastrear indivíduos com suspeita de alterações cognitivas. OBJETIVO: Verificar a influência da variável sociodemográfica escolaridade no desempenho de adultos saudáveis no TDR. MÉTODOS: Foram analisados os desenhos de 121 adultos saudáveis sem queixas e/ou alterações neurológicas, distribuídos em 4 subgrupos, a partir de quatro níveis de escolaridade: 27 adultos analfabetos, 34 adultos com 1-4 anos de estudo formal, 30 adultos com 5-11 anos de estudo formal, 30 adultos com >11 anos de estudo formal. Os desenhos obtidos foram analisados segundo os critérios propostos por Sunderland et all (1989),¹ com uma escala que variou de 1 a 10 pontos. A comparação dos grupos segundo a escolaridade foi feita utilizando-se o teste de Kruskal-Wallis seguido do teste de comparações múltiplas de Tukey para verificar onde as diferenças se deram. RESULTADOS: Apesar dos escores terem aumentado conforme a escolaridade, foram observadas diferenças estatisticamente significantes apenas entre analfabetos e os demais grupos no TDR. CONCLUSÃO: O desempenho dos indivíduos melhorou de acordo com a escolaridade, porém o TDR não sofreu forte influência da escolaridade em sua aplicação, exceto para indivíduos analfabetos, que apresentaram escores diminuídos. Deste modo, acredita-se que o teste pode ser utilizado na avaliação da praxia visuo-construtiva em indivíduos independentemente dos anos de escolarização.
Palavras-chave

Texto completo: 1 Coleções: 01-internacional Base de dados: MEDLINE Idioma: En Revista: Dement Neuropsychol Ano de publicação: 2018 Tipo de documento: Article País de publicação: Brasil

Texto completo: 1 Coleções: 01-internacional Base de dados: MEDLINE Idioma: En Revista: Dement Neuropsychol Ano de publicação: 2018 Tipo de documento: Article País de publicação: Brasil