Your browser doesn't support javascript.
loading
Immediate effect of neuromuscular electrical stimulation on deglutition after treatment of laryngeal cancer: a case report. / Efeito imediato da estimulação elétrica neuromuscular na deglutição após tratamento do câncer de laringe: relato de caso.
Costa, Danila Rodrigues; Silva-Arone, Marcela Maria Alves da; Rubira, Cassia Maria Fischer; Santos, Paulo Sérgio da Silva; Berretin-Felix, Giédre.
Afiliação
  • Costa DR; Departamento de Fonoaudiologia, Faculdade de Odontologia de Bauru, Universidade de São Paulo - USP - Bauru (SP), Brasil.
  • Silva-Arone MMAD; Departamento de Fonoaudiologia, Hospital de Base de Bauru, Fundação para o Desenvolvimento Médico e Hospitalar - FAMESP - Bauru (SP), Brasil.
  • Rubira CMF; Departamento Cirurgia, Estomatologia, Patologia e Radiologia, Faculdade de Odontologia de Bauru, Universidade de São Paulo - USP - Bauru (SP), Brasil.
  • Santos PSDS; Departamento Cirurgia, Estomatologia, Patologia e Radiologia, Faculdade de Odontologia de Bauru, Universidade de São Paulo - USP - Bauru (SP), Brasil.
  • Berretin-Felix G; Departamento de Fonoaudiologia, Faculdade de Odontologia de Bauru, Universidade de São Paulo - USP - Bauru (SP), Brasil.
Codas ; 31(3): e20180100, 2019 Jun 27.
Article em Pt, En | MEDLINE | ID: mdl-31271578
RESUMO
Este trabalho teve por objetivo verificar o efeito imediato da Estimulação Elétrica Neuromuscular (EENM) sensorial e motora, nas fases oral e faríngea da deglutição, em um homem de 64 anos, após tratamento de câncer de laringe. Foi realizado exame de videofluoroscopia durante a deglutição de 5 ml de mel e pudim, em três condições: sem estimulação, com EENM sensorial, com EENM motora, definidas de forma randomizada. Foi classificado o grau da disfunção da deglutição (DOSS), a presença de estase de alimentos (escala de Eisenhuber), de penetração laríngea e aspiração laringotraqueal (PAS), além da medida do tempo de trânsito oral e faríngeo, realizadas por uma avaliadora sem conhecimento sobre o estímulo aplicado. Na escala DOSS, houve melhora com a estimulação sensorial e motora. Na escala PAS, verificou-se melhora, tanto para o estímulo sensorial quanto motor na consistência mel, porém observou-se piora no estímulo motor para a consistência pudim. Houve diminuição dos resíduos em base de língua com estímulo sensorial e motor para as consistências pudim e mel; piora no estímulo motor na parede posterior da faringe para a consistência mel. Em relação ao tempo de trânsito oral e faríngeo, não foi observada diferença entre os níveis de estimulações. Os resultados demonstraram que a EENM em nível sensorial e motor melhorou o grau da disfagia em um indivíduo após o tratamento de câncer de laringe, com maiores benefícios do nível sensorial em relação ao motor no que diz respeito à presença de penetração e resíduos.
Assuntos

Texto completo: 1 Coleções: 01-internacional Base de dados: MEDLINE Assunto principal: Transtornos de Deglutição / Neoplasias Laríngeas / Terapia por Estimulação Elétrica Tipo de estudo: Clinical_trials Limite: Humans / Male / Middle aged Idioma: En / Pt Revista: Codas Ano de publicação: 2019 Tipo de documento: Article País de afiliação: Brasil

Texto completo: 1 Coleções: 01-internacional Base de dados: MEDLINE Assunto principal: Transtornos de Deglutição / Neoplasias Laríngeas / Terapia por Estimulação Elétrica Tipo de estudo: Clinical_trials Limite: Humans / Male / Middle aged Idioma: En / Pt Revista: Codas Ano de publicação: 2019 Tipo de documento: Article País de afiliação: Brasil