Your browser doesn't support javascript.
loading
Histogram analysis in the differentiation between adrenal adenomas and pheochromocytomas: the value of a single measurement.
Teixeira, Ana P; Haddad, William; Barreto, Luan Oliveira; Secaf, André; Mermejo, Livia M; Lucchesi, Fabiano R; Tucci, Silvio; Elias Junior, Jorge; Molina, Carlos A F; Muglia, Valdair F.
Afiliação
  • Teixeira AP; Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FMRP-USP), Ribeirão Preto, SP, Brazil.
  • Haddad W; Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FMRP-USP), Ribeirão Preto, SP, Brazil.
  • Barreto LO; Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FMRP-USP), Ribeirão Preto, SP, Brazil.
  • Secaf A; Hospital de Amor, Barretos, SP, Brazil.
  • Mermejo LM; Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FMRP-USP), Ribeirão Preto, SP, Brazil.
  • Lucchesi FR; Hospital de Amor, Barretos, SP, Brazil.
  • Tucci S; Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FMRP-USP), Ribeirão Preto, SP, Brazil.
  • Elias Junior J; Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FMRP-USP), Ribeirão Preto, SP, Brazil.
  • Molina CAF; Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FMRP-USP), Ribeirão Preto, SP, Brazil.
  • Muglia VF; Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FMRP-USP), Ribeirão Preto, SP, Brazil.
Radiol Bras ; 56(2): 59-66, 2023.
Article em En | MEDLINE | ID: mdl-37168042
RESUMO
Objetivo: Avaliar a acurácia diagnóstica da análise por histograma na tomografia computadorizada (TC) sem contraste para a diferenciação entre adenomas adrenais e feocromocitomas (FCCs). Materiais e Métodos: Identificamos, retrospectivamente, pacientes com diagnóstico de FCC confirmado que foram submetidos a exames de TC entre janeiro de 2009 e julho de 2019 em duas instituições distintas. Para cada FCC, selecionamos um ou dois adenomas diagnosticados em até duas semanas da data do diagnóstico do FCC. Para cada lesão, dois leitores pontuaram o tamanho, determinaram a atenuação média e geraram um histograma com os voxels das imagens. O percentil 10 (P10) foi obtido a partir da análise convencional do histograma, além de ser calculado com a seguinte fórmula: P10 = atenuação média - (1,282 × desvio-padrão). O limiar de atenuação média, o P10 da análise por histograma (P10 observado) e o P10 calculado (P10calc) foram comparados em termos de acurácia diagnóstica. Resultados: Foram incluídos 52 adenomas e 29 FCCs. A sensibilidade, especificidade e acurácia do limiar de atenuação média foram de 75,0%, 100,0% e 82,5% para o leitor 1, respectivamente, e de 71,5%, 100,0% e 81,5% para o leitor 2, respectivamente. A sensibilidade, especificidade e acurácia do P10 observado e do P10calc foram idênticas para os dois leitores: 90,4%, 96,5% e 92,6%, respectivamente, para o leitor 1; e 92,3%, 93,1% e 92,6%, respectivamente, para o leitor 2. O aumento da sensibilidade foi significativo para ambos os leitores (p = 0,009 e p = 0,005, respectivamente). Conclusão: Para a diferenciação entre adenomas e FCCs, a análise por histograma (P10 observado ou P10calc) parece superar o limiar de atenuação média como critério diagnóstico.
Palavras-chave

Texto completo: 1 Coleções: 01-internacional Base de dados: MEDLINE Tipo de estudo: Prognostic_studies Idioma: En Revista: Radiol Bras Ano de publicação: 2023 Tipo de documento: Article País de afiliação: Brasil

Texto completo: 1 Coleções: 01-internacional Base de dados: MEDLINE Tipo de estudo: Prognostic_studies Idioma: En Revista: Radiol Bras Ano de publicação: 2023 Tipo de documento: Article País de afiliação: Brasil