Your browser doesn't support javascript.
loading
Selvester QRS Score is a Predictor of Mortality in Heart Failure with Preserved Ejection Fraction. / O Escore de Selvester QRS é um Preditor de Mortalidade na Insuficiência Cardíaca com Fração de Ejeção Preservada.
Sivri, Fatih; Icen, Yahya Kemal; Koca, Hasan; Coskun, Mükremin; Ardinç, Mustafa; Deniz, Orshan; Arici, Fatih Necip; Koc, Mevlüt; Güngör, Hasan.
Afiliação
  • Sivri F; Nazilli State Hospital - Department of Cardiology, Aydin - Turquia.
  • Icen YK; Adana Health Practice and Research Center - Department of Cardiology, Adana - Turquia.
  • Koca H; Adana Health Practice and Research Center - Department of Cardiology, Adana - Turquia.
  • Coskun M; Adana Health Practice and Research Center - Department of Cardiology, Adana - Turquia.
  • Ardinç M; Adana Health Practice and Research Center - Department of Cardiology, Adana - Turquia.
  • Deniz O; Adana Health Practice and Research Center - Department of Cardiology, Adana - Turquia.
  • Arici FN; Adana Health Practice and Research Center - Department of Cardiology, Adana - Turquia.
  • Koc M; Adana Health Practice and Research Center - Department of Cardiology, Adana - Turquia.
  • Güngör H; Adnan Menderes University - Department of Cardiology, Aydin - Turquia.
Arq Bras Cardiol ; 120(9): e20230235, 2023.
Article em En, Pt | MEDLINE | ID: mdl-37820175
RESUMO
FUNDAMENTO: O escore Selvester QRS (S-QRS) em um eletrocardiograma (ECG) de 12 derivações está associado tanto à quantidade de cicatriz miocárdica quanto ao mau prognóstico em pacientes com infarto do miocárdio. Entretanto, seu valor prognóstico na insuficiência cardíaca (IC) com fração de ejeção preservada (ICFEp) é desconhecido. OBJETIVO: Este estudo tem como objetivo investigar o valor preditivo do escore S-QRS para mortalidade na ICFEp. MÉTODOS: 359 pacientes foram incluídos retrospectivamente neste estudo. As características eletrocardiográficas, ecocardiográficas e laboratoriais dos pacientes foram registradas. O escore S-QRS simplificado foi medido e registrado. O tempo médio de seguimento dos pacientes foi de 38,1±9,5 meses. A significância estatística foi estabelecida em p < 0,05. RESULTADOS: Dos 359 pacientes, 270 estavam no grupo sobrevivente e 89 no grupo falecido. Idade, PCR-us, troponina, pro-BNP, diâmetro do átrio esquerdo (AE), índice de volume do AE, duração do QRS, Tpe e escore do S-QRS foram estatisticamente altos no grupo falecido. Na análise de regressão logística multivariada, idade, PCR-us, NT-proBNP, diâmetro do AE, índice de volume do AE, Tpe e escore S-QRS mostraram-se fatores de risco independentes para mortalidade. Na análise da característica operacional do receptor (ROC), o valor de corte do escore S-QRS foi de 5,5, a sensibilidade foi de 80,8% e a especificidade foi de 77,2% (AUC: 0,880, p:0,00). Na análise de Kaplan-Meier, verificou-se que a mortalidade foi maior no grupo com escore S-QRS ≥ 5,5 do que no grupo com escore S-QRS < 5,5. (Long-rank, p:0,00). CONCLUSÃO: Acreditamos que o escore S-QRS pode ser usado como um indicador prognóstico de mortalidade a longo prazo em pacientes com ICFEp.
Assuntos

Texto completo: 1 Coleções: 01-internacional Base de dados: MEDLINE Assunto principal: Insuficiência Cardíaca Tipo de estudo: Prognostic_studies / Risk_factors_studies Limite: Humans Idioma: En / Pt Revista: Arq Bras Cardiol Ano de publicação: 2023 Tipo de documento: Article País de publicação: Brasil

Texto completo: 1 Coleções: 01-internacional Base de dados: MEDLINE Assunto principal: Insuficiência Cardíaca Tipo de estudo: Prognostic_studies / Risk_factors_studies Limite: Humans Idioma: En / Pt Revista: Arq Bras Cardiol Ano de publicação: 2023 Tipo de documento: Article País de publicação: Brasil