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Ô de casa, posso entrar para cuidar?: um teatro-cura ao alcance do tato / Household, can I come in to take care?: A theater-healing at the reach of touch / ¿Puedo entrar para cuidar?: Un teatro-cura al alcance del toque
Flores, Andréa Bentes; Lima, Wladilene de Sousa.
Afiliação
  • Flores, Andréa Bentes; Universidade Federal de Minas Gerais. Belo Horizonte. Brasil
  • Lima, Wladilene de Sousa; Universidade Federal do Pará. Belém. Brasil
Rev. NUFEN ; 9(1)2017.
Artigo em Português | Index Psicologia - Periódicos | ID: psi-70796
Biblioteca responsável: BR85.1
RESUMO
Este artigo configura-se como relato que procura mapear rastros das experiências pulsantes do Teatro Dadivoso, praticado pelas Coletivas Xoxós nas residências de Belém, enquanto experimento cênico quiasmático voltado ao espaço do domicílio, situadas na fronteira entre o Teatro, a espiritualidade e o cuidado. O corpo do texto relaciona imagens do trabalhoe escritas poéticas em tom memorial, desvelando os procedimentos poéticos experimentados pelas atrizes-narradoras de casa em casa, ao alcance do tato, enquanto deixa evidente o cuidado com o outro como premissa do trabalho. O Teatro Dadivoso tem se revelado potência poética que adentra o espaço de intimidade das pessoas para instaurar vibrações, intensidades, escolhas e cura.(AU)
ABSTRACT
This article is a report that seeks to map traces of the pulsating experiences of the Generous Theater, practiced by the Coletivas Xoxós in the residences of Belém, as a quiasmatic scenic experiment aimed at the domicile space, located on the border between theater, spirituality and care. The body of the text relates images of the work and poetic writing in a memorial tone, revealing the poetic procedures experienced house-to-house by the narrative actresses, at the reach of touch, while making evident the care of the other as the premise of the work. The Generous Theater has proved to be a poetic power that penetrates the space of intimacy of people to establish vibrations, intensities, choices and healing.(AU)
RESUMEN
Este artículo se configura como lapresentación de relato, que busca mapear trazas de lãs experiencias pulsantes del Teatro Dadivoso, practicado por las Coletivas Xoxós, em las casas de Belém, encuanto experimento escénico en quiasma devuelto al espacio de la casa, ubicado em la frontera entre el teatro, la espiritualidad y el cuidado. El cuerpo del texto relaciona imágenes del trabajo y escrita poética en tono memorial, que revlan los procedimientos poéticos experimentados por lãs actrices-narradoras de casa en casa, al alcance del toque, mientras que deja evidente el cuidado del otro como premisa de la obra. El Teatro Dadivoso ha se revelado potencia poética que entra en el espacio de intimidad de las personas para establecer vibraciónes, intensidades, elección y cura.(AU)

Coleções: Bases de dados nacionais / Brasil Base de dados: Index Psicologia - Periódicos Idioma: Português Revista: Rev. NUFEN Ano de publicação: 2017 Tipo de documento: Artigo Instituição/País de afiliação: Universidade Federal de Minas Gerais/Brasil / Universidade Federal do Pará/Brasil
Coleções: Bases de dados nacionais / Brasil Base de dados: Index Psicologia - Periódicos Idioma: Português Revista: Rev. NUFEN Ano de publicação: 2017 Tipo de documento: Artigo Instituição/País de afiliação: Universidade Federal de Minas Gerais/Brasil / Universidade Federal do Pará/Brasil
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