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1.
Prismas ; 19(1): 250-253, jun. 2015.
Artigo em Espanhol | BVS Pensamento Social, FIOCRUZ | ID: bps-2541
2.
Rio de Janeiro; s.n; 13 fev. 2015. tab.
Não convencional em Português | BVS Pensamento Social, FIOCRUZ | ID: bps-2165

RESUMO

A partir do uso da Plataforma Stela Experta, que reúne as informações disponíveis no Currículo Lattes de 938 pesquisadores (doutores, mestres e mestrandos), selecionados a partir do uso do termo "pensamento social" (pelo menos três vezes) em seus itens de produção intelectual, foram identificados os itens listados neste arquivo. Estes itens se referem a artigos publicados em periódicos, dissertações de mestrado ou teses de doutorado que possuam o termo "Florestan Fernandes".(AU)


Assuntos
Humanos , Apresentação de Dados , Coleta de Dados , Indicadores de Produção Científica
3.
Antíteses ; 7(13): 10-39, jan.jun. 2014.
Artigo em Português | BVS Pensamento Social, FIOCRUZ | ID: bps-1802

RESUMO

Este artigo tem por objetivo analisar os estudos de Florestan Fernandes e de Oracy Nogueira sobre as relações raciais em São Paulo nos anos 1950 sob o patrocínio da Unesco. Professores dos mais importantes centros de ciências sociais do Brasil na época (Escola Livre de Sociologia e Política - ELSP e daFaculdade de Filosofia, Ciências e Letras - FFCL/USP), Florestan e Oracy revelam diferentes perspectivas sobre as relações entre raça e classe. Enquanto no estudo de Florestan, raça está subsumida à classe, na investigação de Oracy verifica-se que as intersecções entre raça e classe nas análises das disparidades raciais não podem ser explicadas apenas pelas desigualdades sociais. Desse modo, o ciclo de pesquisas da UNESCO revelou diferentes visões acerca do racismo no Brasil.(AU)


This article aims to analyze the studies of Florestan Fernandes and Oracy Nogueira on race relations in São Paulo in the 1950s under the auspices of Unesco. Professors of the most important centers of social sciences in Brazil at the time (Escola Livre de Sociologia e Política/ELSP - Free School of Sociology and Politics, and Faculdade de Filosofia Ciências e Letras/USP- Faculty of Philosophy, Sciences and Letters, University of São Paulo), Florestan and Oracy reveal different perspectives on the relationship between race and class. While in Fernandess work race was subsumed under class, Nogueira saw an intersection of race and class in which racial disparities could not be explained by social inequalities alone. Thus theUNESCO research called attention to differing interpretations of Brazilian racism.(AU)


Assuntos
Ciências Sociais , Relações Raciais , Brasil
4.
Artigo em Português | BVS Pensamento Social, FIOCRUZ | ID: bps-1973

RESUMO

O presente artigo almeja discutir sobre a educação e os professores no Brasil, partindo de escritos de dois autores considerados clássicos no pensamento social brasileiro: Florestan Fernandes(1920-1995) e Gilberto Freyre (1900-1987). Não se trata com isso de desenvolver uma análise exaustiva e pormenorizada da questão na vasta obra de ambos os intelectuais, mas sim de, partindo de alguns textos, analisar como essa questão se apresenta para ambos, indicando nas considerações finais alguns possíveis pontos de convergência.(AU)


Assuntos
Sociologia , Educação , Docentes , Brasil
5.
Florestan ; (1): 51-56, 2014.
Artigo em Português | BVS Pensamento Social, FIOCRUZ | ID: bps-1805
6.
Rev. Direito Práx. ; 5(9): 545-550, 2014.
Artigo em Português | BVS Pensamento Social, FIOCRUZ | ID: bps-1804
7.
Florestan ; 1(1): 12-22, 2014.
Artigo em Português | BVS Pensamento Social, FIOCRUZ | ID: bps-1800
9.
En_Fil ; 2(4): 1-16, 2014.
Artigo em Português | BVS Pensamento Social, FIOCRUZ | ID: bps-1798
10.
Artigo em Português | BVS Pensamento Social, FIOCRUZ | ID: bps-1797

RESUMO

A posição não central ocupada pela América Latina e pela África nas relações intelectuais em nível global conforma certas singularidades da produção do conhecimento nessas regiões, impondo tanto limitações quanto possibilidades de desenvolvimento crítico. O presente artigo busca desenvolver tais problemáticas a partir de dois momentos. De um lado, efetua uma discussão dos condicionantes sociais do processo de emergência da sociologia no Brasil e em África, propondo, para tanto, uma retomada das análises do brasileiro Florestan Fernandes e do moçambicano Elísio Macamo, sociólogos que dedicaram linhas preciosas à questão em pauta. De outro lado, numa análise comparativa das perspectivas dos dois autores, problematiza alguns desafios que se colocam hoje à sociologia produzida nessas duas regiões. O artigo aponta, contra perspectivas que advogam um pensamento “autóctone”, que a sociologia (e a produção intelectual, em geral será frutífera se tiver em mente um diálogo aberto com as tradições particulares de cada nação e com aquilo que é produzido globalmente; e que os trabalhos de Fernandes e Macamo, nesse sentido, são expressões concretas do que a sociologia pode alcançar quando expande seus olhares para além de limites nacionais.(AU)


The non-central position occupied by Latin America and Africa in global intellectual relations shapes certain singularities of the production of knowledge in these regions, imposing both limitations and opportunities for critical development. This article tackles two aspects of this singularity. First, we discuss the social conditions of the process of emergence of sociology in Brazil and Africa, using the work of two sociologists who have contributed with important insights on this issue, namely, Florestan Fernandes and Elísio Macamo. Second, this article discusses some challenges for the contemporary sociology produced in Brazil and Africa using a comparative analysis of the perspectives of these two authors. This article points out, in contrast to perspectives that prioritize a “native” way of thinking, that sociology (and intellectual production in general) will be fruitful if one bears in mind an open dialogue between particular traditions of each nation and what is produced globally. The works of Fernandes and Macamo are concrete expressions of that sociology which can be achieved when it looks beyond national boundaries.(AU)


Assuntos
Sociologia , Condições Sociais , Brasil , África
11.
En_Fil ; (2): 1-19, set. 2013.
Artigo em Português | BVS Pensamento Social, FIOCRUZ | ID: bps-2014

RESUMO

O objetivo deste artigo é apresentar uma reflexão sobre o lugar do marxismo no chamado "pensamento social brasileiro" com destaque para as contribuições de Caio Prado Júnior e Florestan Fernandes. Começaremos com uma breve definição de "marxismo", seguindo com a identificação dos primeiros momentos de divulgação desta corrente de pensamento no Brasil, para depois situar o impacto das obras dos autores supracitados no desenvolvimento das interpretações históricas e sociológicas que buscaram analisar a formação de nossa sociedade. No caso de Caio Prado e Florestan, como pretendemos demonstrar, as dimensões mais significativas deste processo, seguindo os ditames epistemológicos do "materialismo histórico e dialético", estãorelacionadas às questões de modernização e mudança social que foram responsáveis pela construção e configuração do Estado brasileiro, assim como pela conformação da nossa cultura política e, por consequência, da nossa concepção de cidadania.(AU)


Assuntos
Comunismo , História , Cultura , Política , Mudança Social , Brasil
12.
Trab. Educ. Saúde ; 11(1): 229-249, jan.abr. 2013.
Artigo em Português | BVS Pensamento Social, FIOCRUZ | ID: bps-1809

RESUMO

Neste artigo, procura-se divisar o potencial teórico inscrito nas contribuições de dois sociólogos brasileiros à sociologia do desenvolvimento dos anos 1950-1970: Luiz Costa Pinto e Florestan Fernandes. Para tal, observa-se, a partir de três eixos, o sentido inovador de suas formulações em contraste com a sociologia da modernização norte-americana, àquela altura hegemônica: (a) suas concepções da prática sociológica, bem como de suas especificidades num contexto periférico; (b) suas visões sobre a dinâmica da mudança social no Brasil, tal qual forjadas em suas pesquisas sobre as relações entre brancos e negros; (c) e em suas sínteses teóricas dos anos 1960-70.(AU)


This article attempts to discern the theoretical potential inscribed in the contributions of two Brazilian sociologists to the sociology of development between 1950 and 1970: Luiz Costa Pinto and Florestan Fernandes. To this end, the innovative direction of their formulations is analyzed in contrast to the American sociology of modernization, which by then had become hegemonic. Such analysis is done from three views: (a) their conceptions of the sociological practice and of its specificities in a peripheral context; (b) their views on the dynamics of social change in Brazil, as forged in their research on relations between blacks and whites, (c) their theoretical syntheses of the 1960s and 1970s.(AU)


Assuntos
Sociologia , Modernização do Setor Público , Mudança Social , Brasil
13.
Tomo ; (22): 181-220, 2013.
Artigo em Português | BVS Pensamento Social, FIOCRUZ | ID: bps-1808

RESUMO

O presente artigo tem como problema central as relações entre origens sociais, modalidades e chances de ascensão “profissional” e concepções de ciências sociais. Trata-se da exploração deum conjunto de indicações derivadas de uma pesquisa realizada anteriormente e centrada nas relações entre trajetos sociais e profissionais e a reconversão de recursos em posições de “reconhecimento” e excelência “profissional”. O objetivo mais geraldo trabalho é discutir algumas questões analíticas acerca das relações entre origens sociais, ascensão “profissional” e expectativas de retribuição. A hipótese perseguida é que nessas relações, o descompasso entre a posição de origem e determinadas posições no trajeto está no centro dos tipos de investimentos narealização das carreiras.(AU)


The main discussion of this paper is focused on the relations between social origins, modalities and chances of “professional” ascension, and social sciences conceptions. It covers theanalysis of a variety of paths derived from an earlier research and centered on the relations between social and “professional” trajectories and the reconversion of resources in positionsof acknowledgment and “professional” excellence. The works general objective is to discuss some analytical questions about the relations between social origins, “professional” ascension,and retributions expectations. The assumption pursued is that in these relations, the mismatch between the position of origin and certain positions in the trajectory is in the center of investments types regarding the careers achievement.(AU)


Assuntos
Ciências Sociais , Pesquisa , Universidades
14.
Rev. Bras. Ciênc. Soc. ; 28(82): 141-163, 2013.
Artigo em Português | BVS Pensamento Social, FIOCRUZ | ID: bps-1807

RESUMO

Neste artigo, analisaremos como Florestan Fernandes e Gino Germani, ao traduzirem a sociologia da modernização norte-americana às especificidades das sociedades brasileira e argentina, respectivamente, conseguiram realizar sínteses teóricas criativas. A fim de divisar este potencial teórico, contrastaremos as formulações desses dois autores com os argumentos de Talcott Parsons, figura fundamental na sistematização da sociologia da modernização. Entendendo o processo de tradução como um fenômeno intelectual dinâmico, recuperamos os principais textos de Fernandes, Germani e Parsons dos anos de 1960-1970, período decisivo no qual foram ganhando clareza os deslocamentos recíprocos entre as suas teorizações.(AU)


This article discusses how Florestan Fernandes and Gino Germani, in translating the American sociology of modernization to the specificities of the Brazilian and Argentinean societies, respectively, succeeded in achieving creative theoretical syntheses. In order to discern such theoretical potential, the article contrasts the formulations of those authors with the arguments of Talcott Parsons, a fundamental figure in the systematization of the sociology of modernization. Understanding the process of translation as a dynamic intellectual phenomenon, the article recoups the main texts of Fernandes, Germani, and Parsons, of the years 1960-1970, a decisive period in which the reciprocal displacements between their theorizations were becoming clearer.(AU)


Dans cet article nous analyserons comment Florestan Fernandes et Gino Germani, en traduisant la sociologie de la modernisation nord-américaine aux spécificités des sociétés brésilienne et argentine, ont réussi à réaliser des synthèses théoriques créatrices. Dans le but de partager ce potentiel théorique, nous contrasterons les formulations de ces deux auteurs avec les arguments de Talcott Parsons, personnage fondamental dans la systématisation de la sociologie de la modernisation. En comprenant le processus de traduction en tant que phénomène intellectuel dynamique, nous récupérons les principaux textes de Fernandes, Germani et Parsons des années 1960-1970, période décisive dans laquelle les déplacements réciproques ont gagné en clarté parmi leurs théorisations.(AU)


Assuntos
Sociologia , Modernização do Setor Público
15.
Recife; s.n; 2013. 147 p.
Tese em Português | BVS Pensamento Social, FIOCRUZ | ID: bps-1806

RESUMO

Este trabalho analisa o modo como Florestan Fernandes concebe os obstáculos à concretização da democracia no Brasil, e os caminhos por ele apontados para a superação desses obstáculos. Elaboramos uma hipótese da divisão do pensamento do autor no queconcerne unicamente a essa problemática, fundamentada nas diferentes categorias conceituaispor ele empregadas, bem como nos pressupostos teóricos e políticos das suas análises. No “primeiro momento” da sua reflexão sobre a democracia brasileira, que engloba textosproduzidos entre as décadas de 1950 e 1960, analisamos três eixos norteadores que dizem respeito aos seus principais aportes teóricos: a hipótese da demora cultural; o apegosociopático ao passado por parte das elites brasileiras; e a não realização plena da ordem social competitiva no Brasil. Aqui, a revolução burguesa e a ordem social competitiva sãovistas como o caminho possível e provável, nas condições imperantes no Brasil naquele momento, de superar os entraves do “antigo regime” que impedem a plena universalização dacidadania. A preocupação de Fernandes volta-se para a realização dos requisitos políticos e sociais da “civilização moderna” no Brasil; e, assim, democracia e ordem social competitiva,enquanto polos desse mesmo padrão civilizatório, aparecem umbilicalmente ligadas na reflexão do autor. No “segundo momento” de sua análise sobre a problemática da democraciabrasileira, que engloba textos elaborados nas décadas de 1970 e 1980, Fernandes radicalizasua posição política e seus referenciais teóricos. No que concerne aos obstáculos à democracia, são dois os principais conceitos que resumem suas reflexões: o de “democraciarestrita”, e o de “modelo autocrático” de dominação burguesa.


Em vista do fechamento da realidade política para o qual esses conceitos apontam, Florestan advoga a necessidade de as classes trabalhadoras e populares, no Brasil, submeterem-se a uma socialização socialista de modo a poder lutar pela “revolução democrática”, a qual é entendida pelo autor num duplo sentido: tanto uma transformação “dentro da ordem” (no sentido de ampliação da democracia burguesa), quanto uma “contra a ordem” (que busca a conformação de uma democracia operária). Altera-se a relação que o autor postula entre democracia e ordem social competitiva no Brasil. Enquanto democracia “burguesa”, mas de “participação ampliada”, ela pode e deveser dinamizada ainda no interior de uma ordem capitalista. Entretanto, não pode ser encarada como o bastião político das classes baixas; elas só a assumem enquanto bandeira de luta porque a própria burguesia, num contexto de dependência e de subdesenvolvimento, tendo de se adaptar aos requisitos políticos do capitalismo monopolista, não pode fazê-lo. Enquanto “democracia operária”, ela não pode ser conciliada com os dinamismos da ordem capitalista, porque implica não só um modo específico de organização e condução dos assuntos políticos, mas também a subversão dos próprios fundamentos em que se assenta a estruturação da sociedade capitalista.(AU)


Assuntos
Sociologia , Democracia , Brasil
16.
En_Fil ; (2): 1-19, 2013.
Artigo em Português | BVS Pensamento Social, FIOCRUZ | ID: bps-1705

RESUMO

O objetivo deste artigo é apresentar uma reflexão sobre o lugar do marxismo no chamado "pensamento social brasileiro"com destaque para as contribuições de Caio Prado Júnior e Florestan Fernandes. Começaremos com uma breve definição de "marxismo", seguindo com a identificação dos primeiros momentos de divulgação desta corrente de pensamento no Brasil, para depois situar o impacto das obras dos autores supracitados no desenvolvimento das interpretações históricas e sociológicas quebuscaram analisar a formação de nossa sociedade. No caso de Caio Prado e Florestan, como pretendemos demonstrar, as dimensões mais significativas deste processo, seguindo os ditames epistemológicos do "materialismo histórico e dialético", estão relacionadas às questões de modernização e mudança social que foram responsáveis pela construção e configuração do Estado brasileiro, assim como pela conformação da nossa cultura política e, por consequência, da nossa concepção de cidadania.(AU)


Assuntos
História , Sociologia , Mudança Social , Brasil
17.
Áskesis ; 1(2): 10-22, jul.dez. 2012.
Artigo em Português | BVS Pensamento Social, FIOCRUZ | ID: bps-1813

RESUMO

Este trabalho propõe a análise dos artigos de Florestan Fernandes publicados na imprensa brasileirana década de 1980, com o intuito de delinear os fatores estruturais que impedem o solapamento do que o autor chama de “democracia restrita”, quando do processo de “transição democrática”no Brasil à época. Desenvolve dois eixos interligados de análise: a fundamentação histórico-social da democracia restrita na sociedade brasileira, a partir da obra de Fernandes; e o delineamento do modo como o autor parte dessa base para compreender e explicar as lutaspolíticas no período da “transição democrática”. Mostra que Fernandes elabora uma crítica simultaneamente política e conceitual à democracia.(AU)


This paper proposes the analysis of Florestan Fernandes articles published in the Brazilian press in the eighties, in order to delineate the structural factors that prevent the undermining ofwhat the author calls “restricted democracy” during the “democratic transition” in Brazil at the time. It develops two interlinked axes of analysis: the historical and social reasons of restricted democracy in Brazilian society; and the delineation of how the author understands and explains the political struggles in the period of “democratic transition”. Shows that Fernandes developsa critique both conceptual and political of democracy.(AU)


Assuntos
Democracia , Política , Brasil
18.
Rio de Janeiro; Universidade Estadual do Rio de Janeiro; 11 mar. 2012.
Não convencional em Português | BVS Pensamento Social, FIOCRUZ | ID: bps-2033

RESUMO

Mirian Limoeiro busca explicitar o pensamento de Florestan Fernandes acerca do capitalismo e sua relação à realidade brasileira. Florestan tem em mente duas críticas: A primeira é em relação a relação de historicidade e causa entre desenvolvimento e subdesenvolvimento, como essas etapas se dão, se ocorrem no mesmo tempo ou se são etapas distintas, sendo uma precedente à outra. E também, como dentro desse sistema as classes sociais agem dentro da dinâmica da democracia burguesa e como isto funciona, e quais são seus efeitos.(AU)


Assuntos
Capitalismo , Classe Social , Brasil
19.
Plural ; 19(1): 9-32, 2012.
Artigo em Português | BVS Pensamento Social, FIOCRUZ | ID: bps-1814

RESUMO

Apesar das diferentes interpretações da obra de Florestan Fernandes, as quaisrepresentam imagens distintas e até contraditórias, este artigo defende a pertinência de concebê-lo como um teórico crítico da sociedade brasileira. O estudo compreende o projeto crítico em um sentido mais amplo do que aquele concebido pelos intelectuais frankfurtianos, como um compromisso com as condições histórico-sociais emancipatórias, por meio da elaboração de diagnósticos de época, para uma práxis emancipatória. Sob essa perspectiva, é possível identificar o autor como pertencente ao campo crítico, desde seus primeiros trabalhos, nos decênios de 1940 e 1950.(AU)


Despite the different interpretations of the Florestan Fernandes work, whichrepresents distinct and even contradictory images, this article defends the pertinence of considering him as a critical theorist of the Brazilian society. It comprehends thecritical project in a wider sense than the one conceived by the Frankfurt intellectuals, i. e., as a compromise with the socio-historical emancipatory conditions to be pursued through the elaboration of diagnosis of epoch for an emancipatory praxis. In thisperspective, it is possible to identify the author as belonging to the critical field since his first works in the decades of 1940 and 1950.(AU)


Assuntos
Ciências Sociais , Sociologia , Mudança Social , Política , Brasil
20.
Plural ; 19(2): 9-27, 2012.
Artigo em Português | BVS Pensamento Social, FIOCRUZ | ID: bps-1812

RESUMO

O conceito de patrimonialismo é central nos modos habituais de se interpretar e analisar o Brasil. Sujeito a uma utilização nem sempre rigorosa, objeto de contestações quanto à sua validade analítica, ele precisa ser retomado de modo sistemático para que se possam delinear seus potenciais e suas limitações quanto à compreensão da sociedade brasileira e de sua história. O presente trabalho busca iniciar esse esforço, retomando tanto a conceituação original de Max Weber quanto a análise que Florestan Fernandes realiza do processo de constituição de nossa sociedade nacional. Buscou-se, assim, mostrar que Fernandes, ao apontar para o caráter não monolítico do Estado brasileiro, ao qual se associa, muitas vezes, a noção de patrimonialismo, supera limitações presentes nos modos mais habituais de utilização do conceito, abrindo novas possibilidades analíticas.(AU)


The notion of patrimonialism is central to the habitual ways of interpretingand analyzing Brazilian society. Subject to a use not always accurate, as well asobject of disputes concern its analytical validity, this concept needs to be takenin a systematic way so that it can outlines its potential and limitations for the understanding of Brazilian society and its history. The present study attempts to begin this effort by retaking both the original conceptualization of Max Weber and the analysis that Florestan Fernandes performs of the process of constitution of our national society. We consider that with such an analysis Fernandes overcomes thelimitations present in the more usual use of the concept in the social thinking of Brazil, by pointing to the non monolithic character of the Brazilian state, which often is associated with the notion of patrimonialism.(AU)


Assuntos
Estado , Política , Brasil
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