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1.
Rio de Janeiro; s.n; 13 fev. 2015. tab.
Não convencional em Português | BVS Pensamento Social, FIOCRUZ | ID: bps-2170

RESUMO

A partir do uso da Plataforma Stela Experta, que reúne as informações disponíveis no Currículo Lattes de 938 pesquisadores (doutores, mestres e mestrandos), selecionados a partir do uso do termo "pensamento social" (pelo menos três vezes) em seus itens de produção intelectual, foram identificados os itens listados neste arquivo. Estes itens se referem a artigos publicados em periódicos, dissertações de mestrado ou teses de doutorado que possuam o termo "Mário de Andrade".(AU)


Assuntos
Humanos , Apresentação de Dados , Coleta de Dados , Indicadores de Produção Científica
2.
Hist. ciênc. saúde-Manguinhos ; 20(3): 745-763, jul.set. 2013.
Artigo em Português | BVS Pensamento Social, FIOCRUZ | ID: bps-1086

RESUMO

Trata de duas viagens importantes para o pensamento social sobre a Amazônia: a de Carlos Chagas, realizada de 1912 a 1913, e a de Mário de Andrade, em 1927. Para discutir o papel dessas experiências nas interpretações desses autores, analisam-se as relações propostas entre malária e o projeto de constituir uma civilização nos trópicos. Nos textos de Chagas, estranhamento é a categoria que organiza a percepção a respeito da Amazônia, evidenciada na ideia de patologia dos trópicos a desafiar o conhecimento estabelecido sobre a doença. Empatia, por outro lado, é a categoria-chave para compreender a perspectiva crítica de Mário de Andrade, que valoriza as formas de sociabilidade, crenças e expressões populares da região, inclusive as relativas à malária.(AU)


Two journeys have had an important bearing on social thought regarding the Amazon: Carlos Chagas', from 1912 to 1913, and Mário de Andrade's, in 1927. The article examines how their travel experiences influenced these two men's views and interpretations of the relation between malaria and the project to bring civilization to the tropics. In Chagas' texts, wonderment is the category that organizes his perception of the Amazon region, evinced in the idea that the pathology of the tropics challenges established knowledge of the disease. Empathy, on the other hand, is the explanatory key to understanding Mário de Andrade's critical outlook, which entails the valorization of forms of sociability, beliefs, and popular manifestations in the region, including those related to malaria.(AU)


Assuntos
Expedições , Medicina Tropical , Doença , Malária , Civilização , Cultura , Brasil
3.
Águas de Lindóia; s.n; out. 2012. 19 p.
Monografia em Português | BVS Pensamento Social, FIOCRUZ | ID: bps-1437

RESUMO

Em 1913, aos quase 20 anos de idade, Mário de Andrade passou por uma crise nervosa. No decorrer de sua vida, o autor faria referências a esta experiência em cartas aos seus amigos mais chegados, como Manuel Bandeira, Ribeiro Couto e Carlos Drummond de Andrade. Em seus depoimentos nota-se a importância deste acontecimento no que diz respeito às suas relações familiares, sua experiência com a doença e a cura, bem como sua identidade como escritor. Esta apresentação pretende explorar a relação sugerida pelo autor entre sua experiência de adoecimento e o início da carreira de escritor. Desse modo, investigo a formação de identidade de Mário de Andrade a partir do ponto de vista da doença. Para isso, sigo três passos. Em primeiro lugar, analiso a sua experiência de adoecimento, dando especial atenção à morte acidental de seu irmão, Renato, a partir da qual investigo o lugar de Mário de Andrade na sua família. Em segundo lugar, a partir dos seus relatos sobre a forma pela qual superou sua crise nervosa, revisito o pensamento médico da época, especialmente o trabalho do psiquiatra Antonio Austregésilo (1876-1960). Em terceiro lugar, também relacionado ao seu processo de cura, pretendo lançar luz a relação de Mário de Andrade com Pio Lourenço Corrêa, a quem chamava Tio Pio e atribuía um papel fundamental na sua recuperação. Finalmente, enlaçando estas pontas, a experiência da doença e da cura, a inserção na família e o contato e o uso do conhecimento médico, procuro sugerir alguns aspectos da construção da identidade de Mário de Andrade e o próprio modo pelo qual o autor pensava a identidade individual e coletiva.(AU)


Assuntos
Doença/psicologia , Literatura , Biografias como Assunto , Brasil
4.
Caxambu; s.n; out. 2011. 30 p.
Monografia em Português | BVS Pensamento Social, FIOCRUZ | ID: bps-1408

RESUMO

O artigo trata dos críticos literários da geração de 22 e 45 e de suas estreitas relações com o pensamento social brasileiro.


Assuntos
Literatura , Pensamento , Ciências Sociais , Brasil
5.
Hist. ciênc. saúde-Manguinhos ; 16(1): 195-216, jan.mar. 2009.
Artigo em Português | BVS Pensamento Social, FIOCRUZ | ID: bps-1433

RESUMO

Circunscreve os conceitos de arquivo, memória e tradição na obra de Mário de Andrade, destacando nela as referências teóricas fundamentais ao conceito de inconsciente no discurso psicanalítico de Freud.(AU)


The article analyzes the concepts of archive, memory and tradition in the work of Mário de Andrade, highlighting the fundamental theoretical references to the concept of the unconscious in Freud's psychoanalytical discourse.(AU)


Assuntos
Arquivos , Memória , Brasil
6.
Caxambu; s.n; out. 2009. 32 p.
Monografia em Português | BVS Pensamento Social, FIOCRUZ | ID: bps-1396

RESUMO

Esta apresentação faz parte de minha pesquisa de mestrado em andamento, sobre a construção de uma certa identidade nacional no cinema brasileiro a partir da produção cinematográfica da Atlântida, no período de 1941 a 1954. Minha proposta aqui é apresentar reflexões a partir da figura de José Carlos Burle, fundador e um dos principais diretores da empresa. Acredito que a produção de Burle enquanto articulista de jornal, músico e cineasta permite abrir um diálogo preliminar entre o cinema brasileiro e o pensamento social no Brasil o que a meu ver é uma abordagem fortuita para entender os processos de negociação de identidades e diferenças. Dentre os criadores da companhia cinematográfica, Burle é uma das figuras centrais de minha pesquisa, uma vez que canções, artigos de jornal e filmes de sua autoria são algumas das poucas fontes que permitem acessar idéias caras ao projeto da Atlântida, que se propunha a prestar “indiscutíveis serviços para a grandeza da nação”.(AU)


Assuntos
Filmes Cinematográficos , Música , Antropologia Cultural , Características Culturais , Brasil
7.
Tempo ; 13(26): 205-224, 2009.
Artigo em Português | BVS Pensamento Social, FIOCRUZ | ID: bps-1184

RESUMO

Ligada à ordem privada das emoções, a escrita epistolar é espaço estratégico para formulação do pensamento modernista. Entender como os intelectuais constroem laços entre o sujeito amoroso e o intelectivo, entre o sonho e a vigília, razão e sensibilidade são algumas das questões aqui analisadas, na articulação com o fenômeno social da amizade. Trabalha-se, dentre outras, com as cartas de Mário de Andrade.(AU)


Letter-writing, in its expression of the private order of personal emotions, is a strategic space for the formulation of modernist thought. Understanding how intellectuals construct links between amorous and intellectual subjects, between dreams and watchfulness, reason and sensibility, is the objective of this paper, which seeks to analyze these topics' links with the social phenomenon of friendship. As primary research material, we examine the letters of Mário de Andrade, among other documents.(AU)


Liée à l'ordre privé des émotions, l'écriture épistolaire est un espace stratégique pour la formulation de la pensée moderniste au Brésil. Comprendre comment les intellectuels tissent des liens entre le sujet amoureux et le sujet intellectif, entre rêve et vigile, raison et sensibilité sont autant de questions traitées ici en connexion avec l'amité comme phénomène social. D'entre autres, on travaille avec la correspondance de Mário de Andrade.


Assuntos
Relações Interpessoais , Amigos , Brasil
8.
Araraquara; s.n; 2008. 162 p.
Tese em Português | BVS Pensamento Social, FIOCRUZ | ID: bps-760

RESUMO

Como podemos apreender em Mário de Andrade uma visão homogênea sobre a cultura brasileira? Para tal exercício, acreditamos ser fundamental uma análise da cultura popular em si e de como ela surge no debate intelectual europeu e brasileiro. Sendo assim, contexto intelectual dos anos 20 e 30, de outros autores como Sérgio Buarque de Holanda e Gilberto Freyre, os quais consolidaram certas visões sobre a cultura brasileira, influenciadas ou mesmo influenciando direta ou indiretamente a visão do autor sobre a cultura. Mapeamos também outras fontes como as vanguardas européias e a concepção de cultura de Silvio Romero, com a qual tais intelectuais do início do século XX tiveram que dialogar como uma das principais heranças do pensamento social do século XIX, não podendo se furtar, apesar do desejo de ruptura. Também buscamos mostrar como a concepção de cultura de Mário remete à construção do conceito tal como do romantismo alemão do fim do século XVIII acerca da cultura, e também como este conceito se move na sua produção artística sob forma carnavalizada.(AU)


Assuntos
Sociologia , Cultura , Brasil
9.
Rio de Janeiro; s.n; 2008. 84 p.
Tese em Português | BVS Pensamento Social, FIOCRUZ | ID: bps-698

RESUMO

Discutir o tipo de engajamento proposto por Mário de Andrade, a partir da obra ensaística do autor, compreendida entre 1930 e 1945, considerando-se o acirramento da questão política nesse período e as repercussões em sua poesia. A discussão sobre engajamento implica o debate sobre as relações entre ação e pensamento, pois a transformação da noção de engajamento, para Mário, se relaciona com as mudanças pelas quais também passa o conceito de ação. A relação complexa entre história da literatura e da sociedade, espécie de fio condutor para a análise da produção intelectual de Mário de Andrade, ressalta a maneira como essas concepções se conjugam e se tensionam o tempo todo.(AU)


Assuntos
Literatura/história , Cultura , Brasil
10.
Rev. Bras. Ciênc. Soc. ; 20(57): 143-176, fev. 2005.
Artigo em Português | BVS Pensamento Social, FIOCRUZ | ID: bps-1522

RESUMO

Na literatura de viagem, dois gêneros tradicionais se destacam: o diário e o guia; e dois personagens: o viajante e o cicerone. O objetivo deste artigo é avançar na compreensão das cidades como campo cultural na perspectiva da viagem e dos viajantes. Para tal, proponho repensar a distância entre Mário de Andrade e Gilberto Freyre, figuras centrais do modernismo e da antropologia no Brasil, a partir do exame de suas experiências de viagem. Mais especificamente, trata-se de encenar um encontro entre estas personalidades diversas, às vezes antagônicas, em um topos comum de acesso à cultura brasileira: as cidades do Norte e do Nordeste do Brasil, surpreendidas na crise do regime agro-exportador e patriarcal, com seus resíduos de paisagem e caráter, povo e modos de vida, memória, forma urbana, arquitetura, arte e folclore. A base de leitura são os diários e crônicas redigidos pelo escritor paulistano ao longo de suas duas longas viagens etnográficas à Amazônia (1927) e ao Nordeste (1928/1929); o diário de juventude, as crônicas de jornal e o Guia Prático, Histórico e Sentimental da Cidade do Recife (1934), do antropólogo pernambucano. Se a opção por estes escritos menores no conjunto de suas obras, é verdade, porém sólidas posições nos gêneros em que se incluem instiga o turista e o cicerone a uma relação de proximidade, neles é possível flagrar, ao lado da viagem prazerosa, uma dimensão exploratória e etnográfica da sociedade moderna.(AU)


In the literature of travel, two traditional orders come up, the journal and the guide, as well as two characters, the traveler and the cicerone. The objective of this article is to advance in the comprehension of cities as some cultural field on the perspective of both the travel and the travelers. In order to do so, I propose the rethinking of the distance between Mário de Andrade and Gilberto Freyre, central figures of Brazilian modernism and anthropology, by examining their travel experiences. More specifically we show a meeting between these two diverse personalities, sometimes antagonistic, in a common topos to access the Brazilian culture: Northern and Northeastern Brazilian cities caught in the crisis of the agro-exporting and patriarchal regimes with their remains of landscape and character, peoples and ways of life, memories, urban setup, architecture, folklore, art. The reading bases are the journals and chronicles written by the writer from São Paulo state along his two long ethnographical journeys to the Amazonian (1927) and to the Northeastern (1928/1929) regions as well as youth journals, newspaper chronicles, and the Guia Prático, Histórico e Sentimental da Cidade do Recife (1934) "Practical, Historical, and Sentimental Guide of the City of Recife (1934)," by the anthropologist from Pernambuco state. If the option for such writings less important in their authorship but constituting solid positions in the genre instigates the tourist and the cicerone towards a relation of proximity, it is possible to take a snapshot of, together with the pleasurable travel, an exploratory and ethnographic dimension of the modern society.(AU)


Dans la littérature à propos des voyages, deux genres traditionnels apparaissent : le journal de bord et le guide ; et deux personnages : le voyageur et le cicérone. L'objectif de cet article et d'avancer dans la compréhension des villes en tant que champ culturel dans la perspective du voyage et des voyageurs. Dans cet article, nous proposons de repenser la distance entre Mário de Andrade et Gilberto Freyre, figures centrales du modernisme et de l'anthropologie au Brésil, à partir de l'examen de leurs expériences de voyage. Plus spécifiquement, il s'agit de mettre en scène une rencontre entre ces deux personnalités distinctes, parfois antagonistes, en un topos commun d'accès à la culture brésilienne: les villes du Nord et du Nordeste du Brésil, surprises par la crise du régime agro-exportateur et patriarcal, avec leurs résidus de paysage et de caractère, de peuple et de modes de vie, de mémoire, de forme urbaine, d'architecture, d'art et de folklore. La base de lecture sont les journaux de bord et les chroniques rédigées par l'écrivain paulista tout au long de ses deux longs voyages ethnographiques en Amazonie (1927) et au Nordeste (1928/1929); le journal de jeunesse, les chroniques de journal et le Guide Pratique, Historique et Sentimental de la Ville de Recife (1934), de l'anthropologue originaire du Pernanbouc. Si l'option pour ces écrits d'importance mineure dans l'ensemble de leurs œuvres, mais qui constituent, néanmoins de solides positions par rapport aux genres dans lesquels ils s'incluent instiguent le touriste et le cicérone à une relation de proximité, il est possible de constater, à côté d'un voyage plaisant, une dimension exploratrice et ethnographique de la société moderne.(AU)


Assuntos
Literatura/história , Viagem , Antropologia Cultural/métodos , Antropologia Cultural/tendências , Brasil
11.
Niterói; s.n; 2004. 119 p.
Tese em Português | BVS Pensamento Social, FIOCRUZ | ID: bps-588

RESUMO

A figura de Mário de Andrade transformou-se num mito freqüentemente invocado para justificar as mais diversas atitudes dos intelectuais que fizeram a história modernista brasileira. E o autor de Macunaíma confirma-nos, através do passar dos anos que, realmente, era como se autodefiniu: Eu sou trezentos, sou trezentos-e-cincoenta, através da denúncia pública de sua vida e sua obra feita por ele mesmo, principalmente em seus últimos anos. Para o Mário de Andrade da década de 1940, contribuir para a transformação política e social, para o amilhoramento do homem?, era o desafio e o compromisso maior da intelectualidade. Neste trabalho, acompanhamos sua trajetória e sua transformação em uma das matrizes da intelligentsia brasileira. Nossa fonte de pesquisa foram as cartas escritas por Mário de Andrade entre 1921 e 1945, a diferentes intelectuais de sua época. Dada a amplitude desta correspondência, optamos por analisar cartas escritas num mesmo dia para diferentes destinatários, das quais selecionamos 34, que constituem o corpus com o qual trabalhamos. Destas cartas transcrevemos os trechos que nos mostram a variedade dos assuntos discorridos, nos levam a atentar para o tom mais ou menos coloquial e íntimo e como o e expor de Mário é diversificado. Analisando esta parte da correspondência do poeta, ensaísta, pensador, escritor de ficção, musicólogo, professor, folclorista, crítico de arte Mário de Andrade, nosso objetivo é mostrar a epistolografia como arquivo de criação literária e testemunho da história cultural brasileira.(AU)


Assuntos
Literatura , Correspondência como Assunto , Brasil
12.
Campinas; s.n; 2004. 325 p.
Tese em Português | BVS Pensamento Social, FIOCRUZ | ID: bps-162

RESUMO

Os estudos sobre o lazer na sociologia e na história ainda são poucos, e normalmente colocados em um campo secundário. Este trabalho tem por foco a cidade de São Paulo e a influência do lazer na formação de um comportamento social, um jeito, uma "maneira de ser" dos moradores da cidade. O período estudado vai da emergência do lazer, no início do século XIX, até a perda do rio Tietê como espaço de recreação e convivência, em 1944. Para trilhar este caminho procuramos desconstruir as idéias de ócio e trabalho tendo por pano de fundo a rapsódia Macunaíma. Desta forma foi possível entender o processo de construção de identidades e de redes de solidariedade em uma vida fora do trabalho, bem como do modo com que os moradores de São Paulo foram se auto- alienando em seu meio. Vivemos numa época em que um número cada vez maior de pessoas talvez nunca experimente um trabalho regular, daí a importância de conhecer esse tempo "livre", ou de lazer. E entre todos os intelectuais brasileiros, foi Mário de Andrade quem melhor desvendou esse processo. No último capítulo, aqui apresentado como anexo, expomos uma série de experiências e tentativas para compor uma política pública de lazer com caráter emancipador e transformador. Esse é o objetivo que perseguimos ao seguir a trilha de Macunaíma.(AU)


Assuntos
Cultura , História , Centros de Convivência e Lazer , Cidades , Urbanização , Trabalho , Brasil
13.
Caxambu; s.n; ago. 2003. 32 p.
Monografia em Português | BVS Pensamento Social, FIOCRUZ | ID: bps-1331

RESUMO

O propósito desta comunicação é compreender a formação de uma rede de interdependência entre o pintor Lasar Segall, a elite paulistana e o meio intelectual e artístico modernista nos primeiros anos logo após sua chegada ao Brasil em 1923, circunscrevendo-a a seu relacionamento com o poeta e líder modernista Mário de Andrade, que se cristaliza numa série de trocas simbólicas que tomarei como objeto.(AU)


Assuntos
Arte , Cultura , Sociologia , Brasil
14.
Campinas; s.n; 2002. 80 p. ilus.
Tese em Português | BVS Pensamento Social, FIOCRUZ | ID: bps-581

RESUMO

Mário de Andrade foi um dos primeiros intelectuais brasileiros a interessar-se pelo desenho da criança. Foi, também, um dos pioneiros na reflexão sobre arte e educação. Sobre este tema, teceu inúmeras considerações, ainda que dispersas em seus múltiplos escritos. Ao investigar parte da obra de Mário de Andrade, inventariei sua concepções a respeito da arte e da arte na educação, subjacentes em muitos de seus estudos sobre estética, criação artística e desenho infantil, com o objetivo de buscar contribuições de suas reflexões para o ensino de arte, hoje. A pesquisa permitiu a elaboração de algumas considerações que mostram a pertinência e atualidade do pensamento de Mário de Andrade sobre questões relacionadas à arte e à educação.(AU)


Assuntos
Desenho , Arte , Educação
15.
São Paulo; s.n; 2002. 119 p.
Tese em Português | BVS Pensamento Social, FIOCRUZ | ID: bps-169

RESUMO

O objetivo deste Trabalho é analisar como o escritor Mário de Andrade elabora e trabalha a idéia do primitivo no meio moderno, contrastando não somente com as visões européias, mas, sobretudo, com as diversas interpretações que foram feitas desse conceito no modernismo brasileiro de 22. De fato, além de propor uma visão mais original do primitivismo, numa interpretação do Brasil, Mário de Andrade demonstra com base no Macunaíma o grande proveito que poderia representar para os intelectuais de seu país o aproveitamento da cultura popular enquanto auxiliadora da literatura culta. Em Mário de Andrade, a procura por uma identidade brasileira passa necessariamente pela valorização da própria cultura brasileira. O livro Macunaíma, escrito em uma semana, dá a medida do que poderia ser a contribuição do elemento popular na criação de uma obra-prima. A semelhança estrutural da rapsódia com o bailado nordestino Bumba-meu-Boi evidência a grande paixão que existia entre o escritor e a cultura popular.(AU)


L'objectif principal de cette thèse consiste à montrer comment l'écrivain Mário de Andrade construit et élabore sa vision du primitivisme dans le quadre de la modernité contrastant avec les conceptions de l'Avant-garde européenne et surtout avec celles de ses compatriotes de la révolution moderniste de 1922.En effet, plus qu'une vision originale du primitivisme, l'écrivain demontre, à l'aide de son chef-d'euvre, Macunaíma, qu'il est possible d'associer l'élément populaire à la grande littérature brésilienne. Chez Mário de Andrade la recherche d'une identité brésilienne passe necéssairement par la valorisation de la propre culture brésilienne. Écrit en une semaine, Macunaíma donne la mesure de ce que pourrait representer la contribution de l'élement populaire à l'élaboration d'un chef-d'oeuvre littéraire. La grande ressemblance qui existe entre la structure de cette oeuvre et la danse populaire de la région du Nord-est Brésilien temoigne de la passion qui existait entre l'écrivain et la culture dite populaire.(AU)


Assuntos
Literatura Moderna , Cultura , Brasil
16.
São Paulo; s.n; 2002. 200 p. ilus.
Tese em Português | BVS Pensamento Social, FIOCRUZ | ID: bps-38

RESUMO

A concepção de patrimônio e inventário de Mario de Andrade, engendrada no Modernismo (décadas de 1920 e 1930) resulta e compõe o projeto de construção de uma identidade nacional só possível no resgate da memoria de um povo brasileiro, Mario desenvolve um procedimento de registro no patrimônio não tangível: uma proposta de registro multimídia que orientou o estudo sistemático da cultura brasileira e delineada a partir da trajetória intelectual e de homem público de Mario de Andrade. Baseado predominantemente nos pressupostos da História Cultural, o estudo divide-se em cinco capítulos. O primeiro discorre sobre a configuração do inventário dos Sentidos articulados à sedimentação de uma estética modernista. Na dialética universal-particular, situa o conceito de tradição no projeto modernista para as representações da brasilidade. A discussão ambienta-se na Viagem de Descoberta do Brasil (1924) a Minas Gerais - momento fundador do ideário nacionalista - da qual decorre a reorientação da produção artística e literária e o despertar para a preservação do patrimônio histórico e artístico nacional. Viagens Etnográficas (1927 e 1928/1929), segunda parte, trata-se de vários interesses de Mário pela realidade brasileira. Nas viagens pelo Norte e Nordeste brasileiros, prenuncia-se a metodologia do inventário dos sentidos baseada na coleta dos elementos constitutivos da brasilidade procurada diretamente da fala do povo. Das temáticas do Turista Aprendiz interessa perceber qual concepção de cultura orientou a metodologia desenvolvida. Na terceira parte, Política e Cultura nos Anos 30: A Institucionalização das partes culturais, políticas e cultura articulam-se nos anos em que o debate centrado em torno do imperativo nacional adquire significação social e política. Na fase ideológica do Movimento , a "literatura como missão" cede espaço para uma ação mais concreta da intelectualidade junto às estruturas do poder.


Em São Paulo, procura-se compreender a ressonância do projeto nacional do modernismo no Partido Democrático e o papel do Departamento de Cultura nas interpretações mais abrangente da concepção do inventário. O patrimônio de Mário de Andrade, penúltima parte, fundamenta-se no anteprojeto de Mario para o SPHAN. Na polarização entre tombamento e inventário como instrumentos de preservação, a concepção andradina de arte patrimonial, de caráter etnográfico, faz do segundo instrumento da preservação em si; e, como processo privilegiado de registro não tangível, os recursos multimídia. Missão de Pesquisa folclóricas: materialização do inventário dos sentidos conclui mostrando como Mário, na condição de governo, colocou o estado na consolidação de um inventário dos sentidos.(AU)


Assuntos
Cultura , Características Culturais , Memória , Fatores de Proteção , Literatura Moderna , História , Política , Brasil
17.
Campinas; s.n; 1996. 202 p.
Tese em Português | BVS Pensamento Social, FIOCRUZ | ID: bps-1893

Assuntos
Etnicidade , Cultura , Estado , Brasil
18.
Caxambu; s.n; nov. 1994. 50 p.
Monografia em Português | BVS Pensamento Social, FIOCRUZ | ID: bps-1277

RESUMO

Este texto visa apresentar os primeiros resultados da pesquisa que estou desenvolvendo sobre os críticos de artes plásticas atuantes em São Paulo, nas décadas de 30, 40 e 50. São eles: Geraldo Ferraz (SP, 1905-1979), Mário de Andrade (SP, 1893-1945), Luis Martins (RJ, 1907-1981), Sérgio Milliet (SP, 1898-1966), Lourival Gomes Machado (Ribeirão Preto, SP, 1917-1967) e Mário Pedrosa (Timbaúba, PE, 1900-1981). (AU)


Assuntos
Arte , Literatura , Biografias como Assunto , Cultura , Brasil , Congresso
19.
São Paulo; s.n; 1992. 159 p.
Tese em Português | BVS Pensamento Social, FIOCRUZ | ID: bps-673

RESUMO

ESTE TRABALHO CONSTITUI UMA ANALISE DE OS CONTOS DE BELAZARTE, DE MARIO DE ANDRADE. DE INICIO E IDENTIFICADA A ORIGEM DA PERSONAGEM- NARRADOR, COMO EMBASAMENTO PARA O ESTUDO DO PONTO DE VISTA. A DUPLICAÇÃO DO FOCO NARRATIVO, INDICADA PELA FORMULA "BELAZARTE ME CONTOU", COMPREENDE TENSÕES E DISTANCIAMENTOS DESVELADORES DA VISÃO DE MUNDO DO AUTOR. NA ESTILIZAÇÃO, VERIFICA-SE A COEXISTÊNCIA CONTRASTIVA DO CULTO E DO POPULAR, DO MORALISMO REALISTA TENDENTE AO PESSIMISMO - INDICATIVO DE UMA CONSCIÊNCIA PROBLEMÁTICA - E DA LINGUAGEM VIVAZ, OBTIDA COM A CAPTAÇÃO DA ORALIDADE E COM A PRESENTIFICAÇÃO DO ATO DE CONTAR. EM SEGUIDA, INTERPRETAÇÃO DOS CONTOS DE BELAZARTE ENQUANTO MANIFESTAÇÃO DE UM DETERMINADO MOMENTO DA TRAJETÓRIA INTELECTUAL DE MÁRIO DE ANDRADE.(AU)


Assuntos
Literatura , Cultura , Brasil
20.
Caxambu; s.n; out. 1989. 26 p.
Monografia em Português | BVS Pensamento Social, FIOCRUZ | ID: bps-1245

RESUMO

Foi em 1924 que tudo começou. E desde então, até 1945, dois poetas e escritores foram descobrindo os segredos da amizade. Mas, Carlos Drummond e Mário de Andrade foram mais que amigos. São expressão do encontro de duas matrizes de pensamentos que muito revelam de nossa tradição intelectual. Este texto deve recuperar momentos e declarações de ambos a respeito de suas próprias ligações de amigos e cúmplices, momentos em que somos testemunhas da força que se imprimiu ao convívio geracional nos anos 20 entre aqueles que tinham na literatura seu ponto de encontro fundamental.(AU)


Assuntos
Literatura , Cultura , Sociologia , Brasil
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